Médias e Longas

CORUMBIARA

Dir. Vincent Carelli / Pernambuco / 2009 / Documentário / 117 min.

Em 1985, o indigenista Marcelo Santos, denuncia um massacre de índios na Gleba Corumbiara (RO), e Vincent Carelli filma o que resta das evidências. Bárbaro demais, o caso passa por fantasia, e cai no esquecimento. Marcelo e sua equipe levam anos para encontrar os sobreviventes. Duas décadas depois, “Corumbiara” revela essa busca e a versão dos índios…

 


EFEITO RECICLAGEM

Dir. Sean Walsh / São Paulo / 2010 / Documentário / 93 min.

O documentário retrata a vida do carismático Claudinês Alvarenga, um coletor de materiais recicláveis que, enquanto firmemen e tradicional em alguns aspectos, é absolutamente moderno na forma de lidar com a vida.

 

 

KENE YUXI, AS VOLTAS DO KENE

Dir. Vincent Carelli e Ernesto / Pernambuco / 2010 / Documentário / 48 min.

Ao tentar reverter o abandono das tradições do seu povo e seguindo as pesquisas do seu pai, o professor e escritor Joaquim Maná, Zezinho Yube corre atrás dos conhecimentos dos grafismos tradicionais das mulheres Huni Kui auxiliado por sua mãe.

 


NO MEIO DO RIO ENTRE AS ÁRVORES

Dir. Jorge Bodanzky / São Paulo / 2009 / Documentário / 70 min.

Resultado de uma expedição ao Alto Solimões, na Amazônia, que ministrou oficinas de vídeo, fotografia e circo a diversas comunidades ribeirinhas, o filme capta imagens de um mundo amplo, de grande beleza, mas em que a exploração econômica predatória deixou marcas. Observa-se a atual discussão dentro das comunidades em torno dos rumos de um desenvolvimento sustentável, mas que também encontra objeções entre alguns moradores, que acreditam que suas diretrizes são impostas de fora. Ao mesmo tempo, são incorporados trechos das filmagens realizadas pelos próprios habitantes da região com a tecnologia recém-aprendida, oferecendo sua forma pessoal de retratar seus sonhos e desafios diante da especificidade de uma realidade complexa e em constante transformação.

 

 

OS REPRESENTANTES

Dir. Felipe Lacerda / Rio de Janeiro / 2010 / Documentário / 75 min.

Em um ano em que a Amazônia passava pela maior crise ambiental de sua história, era iminente o risco de a cadeia alimentar ser quebrada para sempre e todo o ecossistema entrar em colapso. Apesar da relevância e da urgência da situação, a mídia brasileira prestava mais atenção ao que chegava pelas agências internacionais de notícias: um terremoto no Paquistão e o Furacão Katrina.

O documentarista Felipe Lacerda, acompanhado do fotógrafo Alberto Bellezia, foi até a Amazônia ver com os próprios olhos o que estava ocorrendo no meio ambiente da maior floresta tropical úmida do mundo.

Os Representantes é um filme que se transformou durante seu processo de realização. Começou com uma investigação sobre as consequências humanas e ambientais da crise ecológica e terminou com o registro da prática política no Brasil do século 21.


ROCK EM WONDERLAND

Dir. Bruno Kemp / Rio de Janeiro / 2009 / Documentário / 75 min.

A recriação da rotina ribeirinha, tendo a feição da farinha como narradora de nossa trajetória. Com a linguagem beirando a ficção, o filme é um convite à imersão nesse rico universo, em que questões essenciais são trazidas para nossa realidade. Na base do capitalismo, reconhecemos nossa história, na qual os sons e as imagens constroem a sinfonia da vida.


UM NEGÓCIO FLORESCENTE (A BLOOMING BUSINESS)

Dir. Ton van Zantvoort / Holanda / 2009 / Documentário / 52 min.

Um Negócio Florescente é um documentário poético de Ton van ZANTVOORT sobre as pessoas no Quênia que são prisioneiras da indústria mundial das flores. Os dilemas da indústria tornam-se bem claros num mundo de opressão, abuso sexual e péssimas condições de trabalho. Há apenas uma conclusão possível: o cheiro da rosa importada não é doce mas sim amargo. O filme combina pura observação com comentários diretos dos personagens principais. A câmera está ausente e presente ao mesmo tempo. Com grande humanidade van Zantvoort nos mostra um mundo diferente em que toda a vida humana é preciosa.

 


UMA MUDANÇA NO MAR (A SEA CHANGE)

Dir. Barbara Ettinger / EUA / 2009 / Documentário / 86 min.

Parece inconcebível. Contudo, vários cientistas famosos alertam para uma catástrofe que poderá acontecer nas próximas décadas, a menos que uma sensibilização geral seja feita para diminuir a acidificação dos oceanos. “Uma mudança no mar” enfoca esse problema tão urgente, porém pouco conhecido.

O filme segue Sven Huseby, um professor aposentado e avô preocupado,que viaja para belíssimas regiões onde viveram seus pais e avós (Noruega, Alasca e a Costa Oeste dos Estados Unidos). Nessa viagem ele encontra pesquisas de ponta que estão sendo realizadas sobre os oceanos. Esta viagem de alto-descoberta traz aventuras, surpresas e revelações de dados de rigor científicos sobre a acidificação dos oceanos.

Anúncios