Home » Conversas » Cenas de Enfrentamento

Cenas de Enfrentamento

Dia 17/12 – 19h00

Conversa com Dandara de Morais (Diretora de As vezes que não estou lá), Iris de Oliveira (Diretora de Acervo ZUMVI – O levante da memória) e Mateus Sanches Duarte (Diretor de República do Mangue).

Mediação: Diego Souza (CineCipó)

Minibio

Dandara de Morais. Multiartista. Diretora, roteirista e atriz protagonista dos curtas “Bup” (2018), premiado no 25o Festival de Vitória e no XI Janela Internacional de Cinema e “Às vezes que não que não estou lá” (2020), que teve sua estreia no River Film Festival (Itália). Atuou no longa “Ventos de Agosto” e foi premiada no Festival de Brasília como Melhor Atriz. Teve papéis de destaque em curtas e longas nacionais: Açúcar (2017) de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, Superpina: Gostoso é Quando a Gente Faz! (2018) de Jean Santos, O Homem Cordial (2019) de Iberê Carvalho, Rio Doce de Fellipe Fernandes e Quantos Eram pra Tá? (2018) de Vinícius Silva. Seus trabalhos confessionais investigam as relações da mulher negra com o mundo, explorando dança, poesia e música. Atualmente segue trabalhando como atriz, bailarina, diretora, escritora, poeta, montadora e roteirista nas mais variadas manifestações artísticas.

Iris de Oliveira. Formada em Cinema, atua na área de audiovisual há mais de 16 anos. Possui experiência profissional em montagem (9 longas metragens),elaboração de projetos para audiovisual, criação de roteiro, arte-educação, fotografia, publicidade, TV e WEB. Pesquisadora do gênero Documentário, Cinema Experimental, Arte Contemporânea, Midia-ativismo e Cinema Negro.

Mateus Sanches Duarte. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio Janeiro.

Diego Souza. Curador, pesquisador, jornalista e crítico de cinema. Em 2020, ele compôs o Júri Jovem da Mostra Olhos Livres da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e atualmente faz parte da curadoria do 9° CineCipó – Festival de Filme Internacional de Filme Insurgente e da Comissão Julgadora da 2ª Mostra de Curtas Cinecubo.