Home » Conversas » Conversa sobre Gloria Rolando

Conversa sobre Gloria Rolando

Dia 23/12 – 20h00

Conversa especial com a equipe do Cineclube Mocambo sobre a cineasta cubana Gloria Rolando. Participação de Gabriel Araújo (Crítico e curador), Jacson Dias (Produtor e curador) e Tatiana Carvalho Costa (Professora, curadora e pesquisadora).

Minibio

Gabriel Araújo é jornalista, programador e crítico de cinema formado pela UFMG. Enquanto programador, integrou as equipes de curadoria da Mostra América Negra: Conversas Entre as Negritudes Latino-americanas (Nicho 54), do 9° Festival do Filme Insurgente (Cinecipó), da Mostra Fale de Cinema Independente, da LONA – Mostra Cinemas e Territórios e da Mostra Cinema Negro: Re-costuras e Afetos. Integra o coletivo Zanza e o coletivo Lena Santos, de jornalistas negras e negros de Minas Gerais.

Jacson Dias é sócio-fundador da produtora Ponta de Anzol Filmes. Produtor do curta-metragem INGRID (2016), de Maick Hannder. Diretor de Produção do média-metragem SETE ANOS EM MAIO (2019), de Affonso Uchôa. Produtor do curta-metragem LOOPING (2019), de Maick Hannder. Atualmente produz, ao lado de Bruno Greco, os projetos de longa-metragem TEMPESTADE NINJA, escrito e dirigido por Higor Gomes e vencedor de 2 prêmios no 10th Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, PERTO DA MEIA-NOITE, escrito e dirigido por Maick Hannder e vencedor de 3 prêmios no 10º BrLab, e o documentário OUTUBRO, de Vinícius Correia, contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. É Diretor de Inclusão e Igualdade do Sindav-MG e associado da APAN.

Tatiana Carvalho Costa é doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Professora no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, onde coordena o projeto de extensão universitária PRETANÇA – Afro-brasilidades e Direitos Humanos. Na UFMG, integra o grupos de estudos/pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero – e Poéticas da Experiência, além de ser colaboradora do NUH – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT. Participa do movimento segundaPRETA e colabora em festivais de cinema e cineclubes como curadora, programadora e júri. Desde 2018, integra a equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes. Atua como consultora de roteiros de filmes e outros produtos audiovisuais. É co-autora nos livros “Olhares Contemporâneos” (2011), “Mulheres Comunicam: Mediações, Sociedade e Feminismos” (2016), entre outros.