Home » Conversas » Resgates e salvaguardas

Resgates e salvaguardas

Dia 21/12 – 17h00

Conversa com Fábio Rodrigues Filho (crítico, programador, pesquisador e realizador de cinema) e Ingá Maria Patriota (redatora da revista Cinética).

Mediação: Juliana Soares (CineCipó)

Minibio

Fábio Rodrigues Filho trabalha na crítica, programação, pesquisa e realização em cinema. Mestrando em comunicação na UFMG, graduou-se na mesma área na UFRB. Participou de comissões de seleção de festivais, mostras e laboratórios, a exemplo do FestCurtasBH (2019 – 2021), Diáspora Lab (2018) e do IX CachoeiraDoc (2020), festival junto ao qual vem contribuindo ao longo dos últimos anos. É membro dos grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e do Áfricas nas Artes. Colabora com textos em sites, revistas e publicações diversas, a exemplo da Revista Cinética e do blog pessoal Tocar o Cinema. É também cartazista e cineclubista.

Ingá Maria Patriota é redatora da revista Cinética, na qual tem se dedicado a investigar outros formatos de crítica, como a escrita coletiva e o vídeo ensaio. Fez a cobertura escrita dos festivais Janela Internacional de Cinema do RecifeFronteira Festival do Filme Experimental e Mostra de Cinema de Tiradentes. Atuou facilitando oficinas de vídeo nos projetos Fazer o mundo, Fazendo o vídeo, Inventar com a Diferença, Vídeo nas Aldeias e Festival do Filme Anarquista da Kasa Invisível. Ministrou oficinas de crítica em parceria com o CachoeiraDoc e o IMS/Cinética. Programou sessões cineclubistas em parceria com o coletivo Catucá e integrou a comissão de seleção de curtas-metragens no XII Janela Internacional de Cinema do Recife. É natural de Olinda (PE), integra a brigada de educação do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Teto (MTST) e estuda licenciatura em cinema e vídeo na UFF.

Diego Souza. Curador, pesquisador, jornalista e crítico de cinema. Em 2020, ele compôs o Júri Jovem da Mostra Olhos Livres da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e atualmente faz parte da curadoria do 9° CineCipó – Festival de Filme Internacional de Filme Insurgente e da Comissão Julgadora da 2ª Mostra de Curtas Cinecubo.