Experimentações Estéticas Audiovisuais em Educação Ambiental

Na busca por explorar novas percepções e acionar diferentes maneiras de entendimento sobre a vida, essa proposta aponta momentos de experimentação e criação do novo que pode surgir na interação ecológica entre a câmera de vídeo e cada pessoa.

A ferramenta do vídeo pode atuar como uma extensão do olhar subjetivo proporcionando um sentir que extrapole nossos modos de ver habituais. Aí reside uma potencialidade que transcende a narrativa audiovisual convencional e propõe a experimentação de novas percepções e sentimentos latentes.

Como podemos enxergar o mundo de uma perspectiva não-humana?

Conteúdo:

– linguagem audiovisual;

– experiência estética;

– olhar não-humano.

Formador:

Cláudio Tarouco de Azevedo é doutorando e mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA/FURG; formado em Artes Visuais pelo Curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado da FURG; trabalhou durante sete anos na emissora de TV da mesma instituição (até 2008), atuando como cinegrafista, produtor, editor e Coordenador de Programação. Atualmente desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão articulando processos criativos em Artes, especificamente através das linguagens audiovisuais, com a Educação Ambiental.

Carga Horária: 3 horas

Data: 15 de janeiro, às 14h30         Local: Parque Nacional da Serra do Cipó

10 vagas

Inscrição: envie um email para cinecipo@gmail.com . Assunto: Inscrição Oficina. Com seu nome, endereço, telefone, idade, profissão, título da oficina pretendida e escreva algumas linhas contando porquê quer fazer a oficina.

Serão fornecidos certificados das Oficinas.