Inscrição

Ficha de inscrição

Regulamento Cinecipó 2012

Regulamento

Cinecipó – II Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó
Minas Gerais – Brasil

I – DA DATA E LOCAL

Art. 1º – O Cinecipó – II Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó se realizará na Serra do Cipó (nos municípios de Santana do Riacho e Jaboticatubas), estado de Minas Gerais, Brasil, no período de 12 a 15 de julho de 2012.

II – DA FINALIDADE

Art. 2º – O Cinecipó – II Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó tem a finalidade de divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curta metragem (até 29 minutos) nos gêneros ficção, documental, animação ou experimental com temática socioambiental, produzidas em qualquer parte do mundo, além de promover ações de formação e capacitação nas áreas do audiovisual e da educação ambiental. Assim como estimular o debate e a preservação ambiental. Serão aceitos também filmes com duração superior a 29 minutos para a mostra não competitiva.

III – DA INSCRIÇÃO

Art. 3º – Estão aptos a se inscreverem filmes e vídeos (todos os formatos), com temática socioambiental e etnográfica, realizados a partir de 1º de janeiro de 2011. Os filmes e vídeos selecionados serão exibidos a partir de cópia em DVD. Filmes estrangeiros devem possuir legendas em português. A ênfase da curadoria é um cinema livre, capaz de confrontar o pensamento único e que trate de temas que permitam uma leitura socioambiental e etnográfica.

Art. 4º – As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 19/03/2012 a 04/05/2012 através de preenchimento de formulário próprio à disposição dos interessados no sítio do Festival – http://www.cinecipo.com.br .  A data de postagem é comprovante de inscrição dentro do prazo.

Parágrafo 1º – O produtor ou realizador deverá enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada para a organização do Festival, juntamente com 02 cópias de seleção em DVD. Deverá enviar também a ficha preenchida, duas fotos do filme e uma biofilmografia resumida do diretor para o email cinecipo@cinecipo.com.br .

Parágrafo 2º – Esse material deverá ser enviado pelos Correios contendo a informação no pacote: “Sem valor comercial / Para fins culturais apenas”, para o seguinte endereço*:

II Cinecipó

Rua Vicente Júdice, 50 – Parque Varanda do Visconde

Campos dos Goytacazes – RJ

Cep 28.022-710

* Endereço da curadoria. O acervo dos filmes fica na Serra do Cipó – MG.

Art. 5º – O material enviado para a seleção (DVDs) não será devolvido, passando a fazer parte do acervo do Festival e poderá ser utilizado em atividades culturais e de formação sem fins lucrativos. Aproveitamos para convidar os realizadores a doarem filmes para o acervo, veja mais informações.

Art. 6º – Os produtores/realizadores das obras selecionadas serão informados da seleção até dia 31/05/2012, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização do Festival.

Parágrafo Único: O Festival não se responsabilizará pelas despesas com alfândega e/ou transporte dos filmes.

Art. 7º – O Festival não se responsabilizará por imagens e/ou músicas de terceiros utilizadas nos trabalhos inscritos, sendo que todo e qualquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o diretor e/ou produtor do filme.

IV – DA SELEÇÃO

Art. 8º – Um Júri de Seleção, indicado pelos organizadores, selecionará, dentre as obras inscritas, aquelas que participarão da mostra competitiva.

Parágrafo Único – É vedada a participação no Júri de Seleção, no Júri Oficial ou nas estruturas de organização do Festival de pessoas físicas ou jurídicas que mantenham qualquer vínculo com produções inscritas no Festival.

V – DA PREMIAÇÃO

O júri oficial será formado por cineastas, videomakers, críticos, profissionais de audiovisual e profissionais ligados ao meio ambiente. Os curtas premiados receberão troféu e eventuais prêmios extras, caso estes sejam viabilizados junto aos patrocinadores do Festival.

Parágrafo Primeiro – Caso haja premiação em dinheiro, incidirá sobre os valores dos prêmios a retenção de Imposto de Renda na Fonte (IRRF), conforme legislação brasileira específica.

Parágrafo Segundo – Serão admitidos outros prêmios e outras menções honrosas oferecidos por instituições nacionais ou internacionais, desde que previamente aprovados pela organização do Festival, sendo a sua escolha e entrega de responsabilidade das instituições que os propuserem.

VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art. 12º – A organização do Festival reserva-se o direito de exibição, sem ônus, em cinema, televisão, internet e outros meios de trecho (máximo 30″) ou foto da obra selecionada, para efeito de divulgação do Festival.

Art. 14º – A assinatura do realizador/produtor na ficha de inscrição implica na aceitação plena deste regulamento.

Art. 15º – Os casos omissos neste regulamento serão dirimidos pela organização do Festival sendo a decisão irrevogável.

Coordenação Geral do II Cinecipó

Realização Naparama Cultural