Sinopses dos curtas

8º CINECIPÓ – FESTIVAL DO FILME INSURGENTE

CURTAS

Sol / Dir. Higor Mourão / Documentário / 10´ / São Paulo-SP / 2018
O que se move ao redor da SOL? Um corpo jovem, negro e não binário. O filme esboça as complexidades que transpassam neste corpo dissidente, delineando as (r)existências, as violências, os afetos, os sonhos e a importância de estar viva! Os raios da SOL incomodam e queimam uma sociedade que viola as pessoas que fogem de um “ideal” heteronormativo, tentando posicioná-las nas extremidades das esquinas e vielas escuras. Mas saímos de todos os bueiros.
SOL_01

A mulher que eu era / Dir. Karen Suzane / Ficção / 12´/ Contagem-MG / 2019
“A Mulher Que Eu Era” acompanha o cotidiano de Cacau, mulher negra que casa com um homem branco. Dentro de sua rotina ela encara suas lembranças e, em um contexto onírico, suas memórias lidam com momentos passados de opressão.
A-MULHER-QUE-EU-ERA1.png

Majur / Dir. Iris (Rafael Irineu) / Documentário / 20´/ Mato Grosso-MT / 2018
Conheça Majur, LGBTQ+ chefe de comunicação em uma aldeia no interior de Mato Grosso.
19-frame3_Majur

Yurt / Dir. Iván Perinango/ Documentário / 12´ / Espanha/ 2018
Uma família se prepara para o grande inverno que está para chegar na Sibéria.
Photo 1 Yurta_yurta.jpg

Negrum3 (BLACKN3SS) / Diego Paulino / Documentário / 22´/ São Paulo-SP / 2019
Entre melanina e planetas longínquos, NEGRUM3 propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora.
Screen Sho5

Dois (Two) /Dir. Vasilios Papaioannu / Documentário / 8´ / EUA / 2018
A conversa – entre som e imagem, estações que vem e que vão, paisagens naturais e modificadas e entre um homem e uma mulher invisíveis – começa como um dueto entre um diário de vídeo e uma gravação de campo e termina como um arquivo das possibilidades que hibernam a cada momento.
Photo 5 5

Agua de río / Dir. Luciano Nacci / Documentário / 6´ / Argentina / 2018
Ao sul da Argentina, um de seus rios mais preciosos é poluído ano após ano devido ao fracking (fraturamento hidráulico) que polui a água. A cidade e seu povo tentarão impedir a perda do rio.
128-frame1_Agua de río

Interrogação (ou psicopata militar) / Dir. Moisés Pantolfi / Animação / 1´ / Guarulhos-SP / 2019
Chovia na noite de segunda feira (17/09) no Rio de Janeiro. Rodrigo Alexandre da Silva Serrano, de 26 anos, desceu a ladeira para esperar a mulher e os filhos com um guarda-chuva preto. De repente três disparos.
02. Divulgação Interrogação.jpg

NoirBlue: deslocamentos de uma dança / Dir. Ana Pi / Documentário / 27´ / Belo Horizonte-MG – França / 2018
No continente africano, Ana Pi se reconecta às suas origens através do gesto coreográfico, engajando-se num experimento espaço-temporal que une o movimento tradicional ao contemporâneo. Em uma dança de fertilidade e de cura, a pele negra sob o véu azul se integra ao espaço, reencenando formas e cores que evocam a ancestralidade, o pertencimento, a resistência e o sentimento de liberdade.
1_v_AEsMR7GWjzWDXKxV1mcg

Mortalha / Dir. Grazie Pacheco / Ficção / 19´ / São Paulo-SP / 2018
Substantivo feminino; 1. pano ou vestimenta com que se envolve o cadáver de pessoa que será sepultada.
MORTALHA_FRAME01.jpg

À Luz do Sol / Dir. Edielson Shinohara / Documentário / 13´ / Belém-PA / 2018
O filme traz relatos sobre aspectos da trajetória de personagens travestis e transexuais de Belém-PA, na região amazônica. Retratos de sua luta cotidiana, no trabalho e contra o preconceito, fazem referência a pessoas que muitas vezes são invisibilizadas.
07_A-Luz_1

Peixe dourado (Goldfish) / Dir. Maryam Farahzadi / Animação / 4´45´´ / EUA / 2019
A história é sobre a coragem de seguir seus sonhos.
Photo 7 Goldfish03

Invasão (Invasion) / Dir. Victoria B. / Animação / 3´ / EUA / 2019
Um jovem jacaré Scoot e sua melhor amiga, a borboleta azul, são expulsos de sua casa em Everglades por uma força misteriosa.
Photo 1 productionStill_01

Peixe assado (Peix al forn) / Dir. Irene Cubells / Animação / 4´ / Espanha / 2018
Receita típica do Mediterrâneo, preparada de maneira crítica.
K12-00343

Peixe / Dir. Yasmin Guimarães / Ficção / 17’ / Belo Horizonte-MG / 2019
Marina é uma jovem mulher que trabalha em Belo Horizonte realizando entregas com a sua bicicleta.
peixe (1)

Lily’s Hair / Dir. Raphael Gustavo Silva / Ficção / 15´ / GO / 2019
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
83-frame1_Lily's Hair

Riscados pela memória / Dir. Alex Vidigal / Ficção / 20´ / Brasília-DF / 2O18
O dono de um sebo de discos, em meio a uma compra de LPs de segunda mão, se depara com algo que vai muito além de uma aquisição trivial.
Riscados Pela Memória - Still de Laila_Varaschin (1)

A luta indígena no Brasil (The indigenous struggle in Brazil) / Dir. Lucca Messer / Documentário / 3´30´´ / 2019 / Terra Piaçaguera-SP / 2019
O genocídio dos povos indígenas do Brasil começou quando os portugueses colonizaram o país em 1500. Hoje, com políticas ultra conservadoras adotadas pelo presidente Jair Bolsonaro e seu partido PSL, as comunidades indígenas estão se mobilizando para resistir às políticas que buscam enfraquecer e potencialmente tirar comunidades do mapa.
download

Circuito (Circuit) / Dir. Delia Hess / Animação / 8´41´´ / Suíça / 2018
On a small planet, caught up in their own little private universe, the inhabitants perform their poetically surreal actions, which repeat themselves in an endless loop. That they are all part of a complex little ecosystem which can only function if each of them plays his or her role, is something they are unaware of.
circuit_19.jpg

Santa, o filme / Dir. Marco Andrade / Ficção / 8´12´´ / Cataguases-MG / 2019
Na comunidade do Glória, distrito de Cataguases, Santa, uma mulher transexual, assume o lugar da mãe nas obrigações da igreja, no reforço escolar e torna-se defensora dos direitos da comunidade e porta voz da associação de mulheres rurais contra a mineradora que explora o local. Entre a briga com a mineradora e a preparação para a coroação da virgem, Santa conhece Cícero, o novo supervisor da mineradora e se apaixona por ele. Como amar a quem pode ser seu inimigo? Como amar a quem representa tudo o que lhe é contrário? Uma história sobre resistência, afeto, pertencimento e primeiro amor.
Santa (2)

Dimo’s Forest / Dir. Hristo Simeonov / Ficção / 24´/ Bulgária / 2018
Dimo is a forest ranger in Bulgarian mountain village, who is used to wielding his authority in order to protect the state forest he guards from being damaged. But wood is a resource coveted by many: as firewood by the poorest of the village as well as by the mayor, who, logging illegally, wants to get more out of the forest than Dimo can approve. When Dimo witnesses an illegal wood transport, he is confronted with his helplessness.
Photo 3 Still016.jpg

A criação do mundo (The creation of the world / Dir. Antonio Coello / Animação / 10´/ México / 2019
O mito da criação é adaptado para um curta de animação feito por crianças e idosos indígenas Seri.
ANIMACIÓN MASTER 3K.00_06_48_21.Still002.jpg

Aguyje / Dir. João Couto / Documentário / 35´/ Rio de Janeiro-RJ / 2019
A day in the life of a father and his daughter in a Guarani-Mbya village in Brazil is guided by dreams and issues that native populations face in a day-by-day basis while living in the modernized world.
Um dia na vida de pai e filha em uma aldeia Guarani-Mbya no Brasil é guiado por sonhos e problemas que as populações nativas enfrentam diariamente enquanto viviam no mundo modernizado.
Couto, Joao.Aguyje

Medo (Fear) / Dir. Alyona Polyakova / Experimental / Rússia / 2´18´´ / 2019
Always put yourself on the place of the one next to you. Especially if you handled him.
Coloque-se sempre no lugar ao seu lado. Especialmente se você o tratasse.
Photo 2 __2018-02-19__20.13.52

Pulse / Dir. Sarah Forest, Cécile Floucat, Pauline Javelot, Juliette Gales, Thibaut Wambre, Kevin De Garidel / Animação / 7´/ França / 2018
Jonas, a sensitive young man who comes from a fishermen’s family, discovers a huge dead whale on the beach, harpooned from every side. His guts are shaken in the face of this slaughter, he feels the pain it has been through. He is then torn between his traditions and his empathy for Nature.
Photo 2 Pulse_02.jpg

Cicatrices / Dir. Walter Manrique / Ficção / 14´/ Peru / 2019
After an accident, Ernest is forced to go back home and remains framed in a foreign and routine life. His frustrated dreams break into the monotony of the days and old wounds call for healing.
Cicatrices Fotograma 3

Coração é Terra que Ninguém Vê / Dir. Isabela Vitório / Ficção / 20´/ Distrito Federal-DF / 2018
Marilene busca um lugar de afeto e acredita que vai encontrá-lo ao lado de suas netas.
48-frame2_Coração é Terra que Ninguém Vê

11:40 / Dir. Claudia Ruiz / Ficção / 12´/ Espanha-Argentina / 2019
Damián (10) and his little brother Matias (7) start attending a new school located next to a jail. The day before the new beginning is the birthday of Damien receives a clock and the invitation to a meeting that will wait anxiously: the hour 11:40.
135-banner_11_40

Pluma Forte / Dir. Coraci Ruiz / Documentário Experimental / 13´/ São Paulo-SP / 2019
Um doc-poema sobre o corpo da mulher: dissidente, desejante, desviado, empoderado, suado, latejante, sobrevivente. Em cena, quatro artistas que desafiam os padrões, subvertem as normas e poetizam seus corpos em atos de resistência e transgressão.
118-frame1_Pluma Forte

Nosotros / Dir. Ana Millán / Ficção / 19´/ Espanha / 2019
Carlos and Fran have been a couple for a long time. Alex is Carlos’s childhood friend. Love friendship. Threesome. Relationship. Partner. Love triangle. All these words will make sense after a night of madness. Will the three characters be able to define what they feel?
72-frame3_NOSOTROS

A Viagem das mariposas (El Viaje de las Mariposas) / Dir. Christian Barreto / Ficção / 19´/ Espanha-Colômbia / 2018
In a group of migrants traveling to the United States is Mariana, a mother who has left her daughter behind for a better future; but the trip will become a nightmare, at least for Mariana, since the letters she sends to her daughter are a distorted reality of what she is suffering in her own flesh.
66-frame1_El Viaje de las Mariposas (1)

Ashmina / Dir. Dekel Berenson / Ficção / 16´/ EUA / 2018
Nestled between a beautiful lake and the Himalayas, Ashmina, 13, lives with her family at the outskirts of Pokhara Nepal, paragliding capital of the world. The remote and traditional town is also a busy tourist destination where the locals are profoundly affected by the swarms of tourists who visit it daily. Forced to skip school, Ashmina helps her family make ends meet by working at the landing field, packing the parachutes of foreign pilots in return of small change.
54-banner_ASHMINA.jpg

Mucunã / Dir. Carol Correia / Documentário / 16´ / Recife-PE / 2019
A subsistência, a existência e a resistência. A Arte. A Revolução. Nada se apaga. Tudo se paga. “Mucunã” foi vencedor do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Ano XI, na categoria Roteiro, promovido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco em 2016. O filme retrata a história das mulheres do Sítio Rodrigues, vilarejo situado próximo a cidade de Belo Jardim, agreste pernambucano. Neste povoado todos descendem de uma índia, que ainda criança, foi capturada nas margens do Rio Ipojuca, levada para casa, “amançada” e obrigada a casar com seu algoz. Da indiazinha, as mulheres herdaram o exímio traquejo com o barro e através da sua arte subverteram a lógica devastadora do patriarcado se tornando provedoras do lar e revolucionando uma realidade de violência e miséria extrema.
10-frame4_Mucunã

(592 metroz goiti) / Dir. Maddi Barber / Documentário / 24´/ Espanha / 2018
On the slopes of the Navarrese Pyrenees, the construction of the Itoiz dam in the 1990s flooded seven villages and three nature reserves. A strip of bare land, 592 metres above sea level, today marks a dividing line within the landscape of the valley. Below that level, the water; above it, life goes on.
24-frame4_592 metroz goiti

Na trilha do boi falô / Dir. Caue Nunes / Documentário / 27´/ Campinas-SP/ 2018
A Lenda do Boi Falô narra a relação entre o escravizado Toninho e o Barão Geraldo de Rezende, na cidade de Campinas, interior do Brasil. O documentário busca identificar os contextos onde a lenda é transmitida e como ela relaciona-se com a questão racial brasileira. Por um lado, a lenda revela como o sistema de opressão escravocrata estruturava-se e como isso marca o imaginário da cidade. No entanto, o movimento negro local articula outros sentidos para a narrativa. Ao trilhar pela lenda as situações se revelam. Um filme sobre política, encantamento e autodeterminação.
45-frame1_Na Trilha do Boi Falô

Semi-úmido / Dir. Luisa Mello e ViniciusForain / Documentário / 25´/ Rio de Janeiro-RJ / 2019
O excesso de umidade no atelier da artista visual Cláudia Tavares no Rio de Janeiro é utilizado para a criação de um jardim em Floresta, povoado no semiárido nordestino, sem chuva há mais de 5 anos. O filme segue a jornada de Cláudia e sua filha Sofia chegando neste lugar onde o pai de Sofia vive. Semi Úmido é sobre o encontro entre duas realidades ligadas por água e afeto.
62-frame2_SEMI ÚMIDO.jpg

Lauri e a Subversão / Dir. Marco Escrivão e Pedro F. Russo / Documentário / São Carlos-SP / 25´/ 2018
Lauri, revolucionário executado pela ditadura civil-militar brasileira. Um fato, duas versões.
85-frame1_Lauri e a Subversão.jpg

Meninas Invisíveis / Dir. Carla Suarez e Isabela Aleixo / Documentário / 19´/ Rio de Janeiro-RJ / 2018
Como é ser mulher no DEGASE? Meninas Invisíveis traz um olhar sobre as vivências, experiências e visões das meninas que cumprem medida no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro.
106-frame2_Meninas Invisíveis

A felicidade delas / Dir. Carol Rodrigues / Ficção / 14´/ São Paulo-SP / 2019
Ivy e Tamirys fogem juntas da polícia depois da Marcha do 8 de março. Durante a fuga, vão parar em um prédio abandonado onde amadurecem o desejo que sentem uma pela outra desde o primeiro momento em que se viram na manifestação. A polícia chega e elas se escondem. O espaço daquele aquário de concreto é muito apertado e seus corpos ficam muito próximos. A tensão da violência que se aproxima, anunciada pelo barulho que aumenta cada vez mais no cômodo ao lado, prenuncia a explosão.
AFD_FRAME_2

E o que a gente faz agora? / Dir. Marina Pontes / Ficção / 16´/ Cachoeira-BA / 2019
“E não há, de onde vejo, nenhuma diferença entre escrever um poema maravilhoso e me mexer na luz do sol junto ao corpo de uma mulher que amo.” Audre Lorde
still-2.jpg

O grande amor de um lobo / Dir. Kennel Rogis e Adrianderson Barbosa / Documentário / 12´ / São Miguel do Gostoso-RN / 2018
Na busca pelo verdadeiro amor um jovem faz da realidade seu próprio filme.
grandeamorlobocuritiba.jpg

Mesmo com tanta agonia / Dir. Alice Andrade Drummond / Ficção / 20´ / São Paulo-SP / 2018
É aniversário da filha de Maria. No trajeto do trabalho para a festa, ela fica presa no trem, em função de uma pessoa caída acidentalmente sob os trilhos.
20190114-mesmo-com-tanta-agonia_papo-de-cinema

Os verdadeiros lugares não estão no mapa / Dir. João Araió / Documentário / 7´ / Duque de Caxias-RJ / 2019
A única imagem que Luísa guarda de si é a foto 3×4 da carteira de identidade. O retrato de seu espaço cotidiano é o ponto de partida para reconstituir o álbum de família que jamais existiu.
os_verdeiros_lugares_still_2

Motriz / Dir. Tais Amordivino / Documentário / 15´/ Salvador-BA / 2018
Apesar dos olhos d’agua, Bete carrega consigo um sorriso largo que entrelaça a dor, o afeto e a saudade das filhas.
Motriz_still.jpg

Blue tomorrow / Dir. Numan Ayaz/ Animação / 15´/ Ankara / 2019
A man who lives alone on his island goes on an unknown journey caused by Blue tomorrow rising ocean. After witnessing a catastrophe on the way, he finds hope again with other people. But when the ocean rises again this time he makes an unexpected decision to an another unknown.
4.jpg

Nossa terra / Dir. Samuel Moreira / Documentário / 20´/ Itajaí-SC / 2018
“Nossa Terra” é um documentário que mostra o fortalecimento dos índios Xokleng por meio do resgate cultural, educação qualificada e o ensino da língua materna dentro do currículo escolar.
Nossa terra frame 3.jpg

Aos de ontem, aos de sempre / Dir. Elvis Pinheiro, Jaildo Oliveira, Laryssa Raphaella, Lívia Agra, Raquel Morais e Ravi Carvalho / Experimental / 10´/ Juazeiro do Norte-CE / 2018
Uma jovem mulher se dirige aos seus, que sofrem desde muito tempo com os preconceitos impostos aos que carregam na cor da pele uma pena dura de ser vivida. Neste trabalho ouvimos suas histórias, memórias e vivências pessoais, numa reflexão sobre o racismo cultural, no Brasil, o que ele representou e ainda representa na rotina cotidiana das pessoas negras.
fsdf-750x375

Rasga mortalha / Dir. Patrícia de Aquino / Ficção / 15´/ São Domingos do Cariri-Paraíba-Brasil / 2018
Baseado na lenda da “Rasga Mortalha” , o filme conta a história de Seu Arlindo , um senhor que vive no interior do Brasil e que passa a ouvir os rumores da vizinhança e os barulhos da coruja agourenta. Preocupado com a situação, Seu Arlindo passa a acreditar que a coruja está matando as pessoas da região, sendo assim, ele planeja a captura da ave, a fim de acabar de uma vez por todas com a tristeza da população local.
4

Nadir / Dir. Fábio Rogério / Documentário / 15´/ Aracaju-Sergipe / 2018
Um olhar afetivo sobre o cotidiano de Nadir, mestra de cultura popular de uma comunidade quilombola do interior de Sergipe. A música de Nadir e seus silêncios.
Nadir 1.jpg

Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados / Dir. Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cris Araújo, Pedro Maia de Brito / Documentário / 23´/ Belo Horizonte-MG – Recife-PE / 2018
Na escuridão as luzes apontam o caminho.
STILL 3

Aulas que matei / Dir. Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia / Ficção / 24´/ São Sebastião-DF / 2018
Mais um dia de aula. Nem todos conseguem chegar.
AQM_still11.jpg

A Tradicional Família Brasileira – KATU / Dir. Rodrigo Sena / Documentário / 25´/ Natal-RN / 2019
Em 2007 é produzido um ensaio fotográfico em reconhecimento aos povos originários Potiguaras, retratando doze adolescentes pertencentes ao Eleutério do Katu, RN. Doze anos depois o fotógrafo volta ao Katu em busca desses protagonistas, hoje já adultos, para saber sobre suas trajetórias pessoais e suas visões de mundo.
download (1)

Sempre verei cores no teu cinza/ Dir. Anabela Roque / Documentário / 18´/ Rio de Janeiro-RJ / 2018
No Brasil, a universidade pública está em risco. Desde 2015, a UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – vive uma situação de precarização que só tem se agudizado. Estudantes, professores e funcionários que se recusam a aceitar a situação se organizam para resistir e reivindicar. Entre os protagonistas dessa luta está a estudante de arte Matheusa Passareli, ativista LGBTQ, desaparecida desde Abril de 2018, no Rio de Janeiro.
Matheus Passareli, aluno protagonista de SEMPRE VEREI CORES

Carroça 21 / Dir. Gustavo Pera / DOcumentário / 12´/ São Paulo-SP / 2018
Maura é mulher, mãe de 7 filhos e catadora de materiais recicláveis na maior cidade da América Latina. Enquanto ela trabalha duro para se manter, tem que lidar com preconceito, invisibilidade e a ignorância de quem não reconhece o valor e a importante função do catador.
4_300dpi_pq.jpg

Um Café e Quatro Segundos / Dir. Cristiano Requião / Ficção / 16´´ / Rio de Janeiro-RJ / 2018
Dois torturadores se encontram para tomar um café depois de mais de trinta anos sem se verem, para acertarem contas daquela época.
Sequence 01.Still003

Alma bandida / Dir. Marco Antonio Pereira / Ficção / 15´ / Cordisburgo-MG / 2018
Em Cordisburgo, interior de Minas Gerais, várias pessoas se dedicam à procura de cristais em buracos profundos. Lá, Fael é um cantor de funk que precisa lidar com as incertezas da vida.
alma bandida2.jpeg

Sair do armário / Dir. Marina Pontes / Documentário / 4´/ Cachoeira-BA / 2018
“Eu penso todo o tempo que se tivesse nascido muda, ou se tivesse mantido um juramento de silêncio toda minha vida, teria sofrido igual, e igualmente morreria.” Audre Lorde.
sair-do-armário00-1024x576.png

Menino-pássaro / Dir. Diogo Leite / Ficção / 15´/ São Paulo-SP / 2018
Um olhar de um diretor negro para a branquitude: Gabriel se instala ao lado de uma árvore em um bairro nobre da cidade de São Paulo. Clarisse acompanha atônita e inerte o tratamento dado a Gabriel, ao mesmo tempo em que leva uma vida estagnada e dependente da mãe.
Foto1_Gabriel_MeninoPassaro

Soccer boys / Dir. Carlos Guilherme Vogel / Documentário / 15´/ Rio de Janeiro-RJ / 2018
Enquanto se preparam para disputar a Taça da Diversidade, os jogadores do Beescats Soccer Boys discutem questões importantes com relação à homossexualidade no futebol e a homofobia na sociedade contemporânea.
O filme acompanha André e Douglas, dois jogadores do primeiro time de futebol gay do Rio de Janeiro, os quais expõem as mudanças em suas vidas a partir do momento em que ingressaram no time e refletem sobre a forma como isso afeta o contexto mais amplo da discriminação sexual no Brasil.
SOCCER BOYS 03.png

Coração do mar / Dir. Rafael Nascimento / Documentário/ 20´/ São Bernardo do Campo-SP / 2018
Cercado pela violência da região metropolitana, onde no Brasil a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado, Cadu, filho de Teresa, aos 10 anos sonha conhecer o mar.
1577_2

Peixe / Dir. Yasmin Guimarães / Ficção / 17’ / Belo Horizonte-MG / 2019
Marina é uma jovem mulher que trabalha em Belo Horizonte realizando entregas com a sua bicicleta.
peixe (1).jpg

Abaya: resistência e ancestralidade / Dir. Grazie Pacheco e Frederico Moreira / Documentário / 3´/ São Paulo-SP / 2018
O encontro do Ilú Obá de Min, Mães de Maio e UMOJA , sua união, luta, ideais e resistências em uma noite onde a Rainha Mãe toma forma para denunciar a falsa abolição da escravatura.
ABAYA_FRAME03

Estranho animal / Dir. Arthur B. Senra / Experimental / 5´/ Belo Horizonte-MG / 2019
Estranho animal a ditadura: homens sem asas, pássaros sem pés.
EstranhoAnimal_04.png

BR3 / Dir. Bruno Ribeiro / Ficção / 23´/ Rio de Janeiro-RJ / 2018
Kastelany chega na casa da Luciana. Mia se prepara para sair à noite com suas amigas. Dandara transa com Johi pela primeira vez.
BR3_Still-Credito-Thais-Fariapng-768x432.png

Linha / Dir. Francisco Lira / Animação / 4´/ São Bernardo do Campo-São Paulo / 2018
Dois homens de uma mesma comunidade saem para trabalhar e suas vidas se cruzam de uma forma inesperada.
STILL01.png

A viagem de seu Arlindo / Dir. Sheila Altoé / Ficção / 17´/ Vargem Alta-ES / 2018
Na Comunidade Quilombola de Pedra Branca, nas montanhas capixabas, os mais velhos preservam a tradição de contar histórias para os mais jovens como a do dia em que o Seu Arlindo decide fazer uma misteriosa viagem, deixando intrigados os moradores da comunidade.
malinazul.jpeg

Quebramar / Dir. Cris Lyra / Documentário / 26´/São Paulo-SP/ 2019
Sapatonas vão à praia. Levam seus corpos, afetos e memórias. É ano novo e têm sempre umas às outras.
48800691326_7ea684186d_k

A sússia / Dir. Lucrécia Dias / Documentário / 17´/ Arraias-TO / 2018
Na Comunidade Quilombola de Pedra Branca, nas montanhas capixabas, os mais velhos preservam a tradição de contar histórias para os mais jovens como a do dia em que o Seu Arlindo decide fazer uma misteriosa viagem, deixando intrigados os moradores da comunidade.
mostra_A-Sússia--1024x821.png